Como crescer seu negócio: Saiba como construir uma marca e promovê-la

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25/04/2022 00h00 - Atualizado em 18/05/2022 às 20h03

Você é uma marca e vai subir no palco para se apresentar, o que você diria? Falar sobre nós nunca é fácil, né? Mas é necessário. Quando uma marca vem ao mundo, ela vem com um propósito definido, vem para resolver necessidades e desejos de um grupo de pessoas. Se a marca não tem esse propósito ou não transmite a sua personalidade de forma correta (o porquê e para quem ela faz o que faz), as pessoas não compreendem a sua missão.

Nossa ideia aqui é que você entenda o que é uma marca e por que é tão importante se posicionar corretamente no mundo. Para isso, é preciso entender princípios básicos de posicionamento de marcas. Segundo a American Marketing Association (AMA), marca é: “um nome, termo, sinal, símbolo, ou design, ou uma combinação de tudo isso, destinado a identificar os bens ou serviços de um fornecedor para diferenciá-los de outros concorrentes”.

Assim, marca é um bem ou serviço que agrega dimensões e se diferencia dos demais produtos que satisfazem as mesmas necessidades. Por exemplo, existem várias marcas de sabão em pó que competem no mercado, mas qual vem primeiro a sua cabeça? E refrigerante? Marcas esportivas? Fast-food? Smartphone? Todas essas marcas que você lembrou se posicionaram com um mix muito inteligente e estruturado de características, inclusive uma comunicação estratégica (propagandas, embalagens, relações públicas) feita por meio do famoso branding.

O branding é uma forma poderosa de garantir vantagem competitiva, significa dotar bens e serviços com o poder da marca e tem tudo a ver com criar diferenças. Diz respeito a conceber estruturas mentais e ajudar o consumidor a organizar seu conhecimento sobre os produtos, de modo a tornar a escolha mais clara e, nesse processo, gerar valor à empresa. Se o consumidor tem opção de marcas, o branding pode ser aplicado!

Toda marca precisa inspirar e construir relacionamentos com seus públicos e a melhor forma de fazer isso é: 1) se diferenciando dos concorrentes - entregando valor, aquilo que fará o consumidor escolhê-la, não outra empresa; 2) demonstrando relevância - o produto ou serviço da marca deve satisfazer a necessidades e desejos das pessoas; 3) tendo propriedade – o equity (capital próprio), de modo que as pessoas se lembrem da marca por elementos visuais, sonoros, propagandas e demais estratégias que remetam a lembranças positivas; e 4) mantendo a consistência - a personalidade da marca deve estar em tudo que ela faz, desde a contratação de funcionários até o consumidor final. Uma marca deve ser real em todas as etapas.

Toda marca precisa inspirar e construir relacionamentos com seus públicos e a melhor forma de fazer isso é: 1) se diferenciando dos concorrentes - entregando valor, aquilo que fará o consumidor escolhê-la, não outra empresa; 2) demonstrando relevância - o produto ou serviço da marca deve satisfazer a necessidades e desejos das pessoas; 3) tendo propriedade – o equity (capital próprio), de modo que as pessoas se lembrem da marca por elementos visuais, sonoros, propagandas e demais estratégias que remetam a lembranças positivas; e 4) mantendo a consistência - a personalidade da marca deve estar em tudo que ela faz, desde a contratação de funcionários até o consumidor final. Uma marca deve ser real em todas as etapas.

Quer crescer seu negócio? Comece por aqui: escreva um texto para você sobre quem é sua marca, o que ela veio fazer no mundo, para quem veio entregar valor, quais são seus propósitos, pilares, ideias e a sua visão presente e futura. Depois, estruture as melhores formas de se conectar com o público e crie relacionamentos verdadeiros. O poder de uma marca está naquilo que os clientes veem, leem, escutam, aprendem, pensam e sentem sobre ela ao longo do tempo. Posicione sua marca e crie relacionamentos genuínos, seus clientes irão agradecer por isso.

LINK|-|https://drive.google.com/file/d/1EAcUqH3_rrOlZiAYZk9370fnIw7hQCCu/view?usp=sharing|-|2° Edição CGCity!


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