Os últimos anos deixaram a sociedade, em todo o mundo, à deriva. Digo isso em termos políticos, econômicos e ambientais. Os consumidores têm se sentido mais ansiosos do que nunca, absorvendo todas as informações do planeta pela TV, com algum influencer do Instagram ou até mesmo em podcasts, na hora que bem entendem. Informação não falta, nem os propagadores dela.
O fato é que temos verdades e mentiras por todos os cantos, vindas de conhecidos e desconhecidos, que enchem nossa mente com coisas necessárias e desnecessárias – tal como aquelas gavetas do armário, com roupas que usamos e não usamos juntas, que se acumulam até o fundo não aguentar o peso e se desprender. Assim está nosso cérebro, cheio de coisas, e uma hora a cabeça trava, não é mesmo?
Neste momento, marcas e consumidores, ansiosos para mover a conversa de tempos sombrios e despóticos, lançam uma lente mais reconfortante sobre o futuro. Embora muitos se remetam a esses tempos como a era da ansiedade, precisamos, no mínimo, ser cautelosamente otimistas sobre as coisas boas que estão por vir.
Um grande número de campanhas e projetos criativos tem se concentrado em apresentar emoções honestas, expressividade e conexão com seu público. Esses são os tipos visuais que têm o poder de construir confiança, comunidade e ajudar a inspirar mudanças positivas no mundo. A Lego, por exemplo, lançou uma campanha lúdica em setembro de 2019 com uma missão provocativa, pedindo à próxima geração que assumisse o desafio de “reconstruir o mundo”. Já a coleção masculina primavera/verão 2020 da Prada, “Ritmo Otimista”, capturou um espírito de confiança, de prazer, positividade e possibilidade sem limites.
As marcas estão lançando, criativamente, um futuro esperançoso para os consumidores, abordando a mudança com mensagens esperançosas e linguagem visual energizante. Veja o exemplo da Nike, que lançou em junho de 2020 - quando estávamos no olho do furacão da pandemia - um vídeo espetacular, com a seguinte mensagem: “Não importa o que aconteça, sempre voltaremos mais fortes, juntos!”, que nos motivou para continuarmos fortes. [Quer ver esse vídeo? Procure no Youtube, “Nike – Nada pode nos parar”, depois me conte o que achou, pelo meu Instagram, e compartilhe com os colegas. É um vídeo super motivador].
As empresas, mais do que nunca, precisam abrir um mundo de possibilidades. As que pensam no futuro estão iluminando a melancolia, oferecendo uma perspectiva mais realista e otimista.
Pense agora na sua empresa, qual a comunicação ela está lançando para o mundo? Qual tipo de conversa se abre quando as pessoas visualizam seu conteúdo? Todos nós, como pessoas, precisamos encontrar nosso propósito de vida, dia após dia e, caso não o encontremos, que ao menos morramos tentando achá-lo.
Assim são as marcas, elas precisam ter propósito na existência, ter luz, vida, essência e valor. Olhe para dentro, veja sua marca/empresa como uma força transformadora, que deve exercer um papel importante para a evolução da sociedade e espalhe para o mundo o porquê e para quem você existe.
LINK|-|https://drive.google.com/file/d/1h00bDvLQTOn3K_N68EYgT4mHMVFcg60V/view?usp=sharing|-|4° Edição CGCity!