Pequeno grande negócio: 5 ações estratégicas para alavancar microempresas

-

26/04/2022 00h00 - Atualizado em 28/05/2022 às 10h21

“Brasil, um dos países que mais possui empreendedores no mundo!” Certamente você já ouviu essa frase, não é? Por se estar em um país emergente, a sociedade brasileira quer e precisa de novas soluções e novas fontes de renda, daí a importância de empreender. Em 2021, a maior parte dos novos CNPJ criados no país foram de microempreendedores individuais, os MEIs, representando 80% do total das empresas abertas neste ano.

Empreender parece uma tarefa fácil e cheia de glórias, mas não é bem assim. É extremamente difícil ter que cuidar de várias áreas de uma empresa e, acima de tudo, no início, ter todas as demandas do negócio nas costas. Dentro dessas demandas, existe uma área que costuma ser um dos maiores desafios do microempreendedor brasileiro: o marketing & vendas. Pensando em contribuir, deixarei aqui 5 estratégias básicas para todos que empreendem de alguma forma e querem melhorar sua performance.

1. Entenda a importância do marketing. O marketing, como estratégia de negócio, é uma das lições mais importantes para qualquer empreendedor. É por meio dele, das campanhas e das comunicações realizadas que os futuros clientes conseguirão conhecer melhor a sua empresa e o que você vende.

2. Estude bastante sobre negócios & marcas. Os microempreendedores não têm acesso a pesquisas de mercado para tomar decisões estratégias bem assertivas. Contudo, é essencial buscar informações, sempre! Acompanhe artigos, notícias, tendências de mercado e ações estratégicas tomadas por grandes empresas, principalmente as do mesmo segmento que o seu. Esteja atento, observe e crie as estratégias de acordo com seu público-alvo, a essência e o propósito da sua marca.

3. Defina os canais de comunicação. Saber onde divulgar seus conteúdos, abrir conversas com os consumidores e manter o relacionamento é de suma importância para o sucesso do seu negócio. Crie meios de contato (ligação, WhatsApp, redes sociais, formulários ou e-mail) e estruture seus touchpoint de acordo com os comportamentos do seu público-alvo. Lembre-se: cada canal demanda um jeito diferente de conversar e nunca deixe o cliente sem resposta.

4. Invista em experiências. O produto ou serviço que você entrega também colabora para construir e divulgar sua marca. As pessoas compram soluções para suas vidas e também compram detalhes. Investir em cartões personalizados, embalagens originais, materiais institucionais e até marketing olfativo aproxima o cliente da sua marca, seja em lojas físicas ou on-line. A personalização da sua marca trará valor no relacionamento com os clientes.

5. Crie conteúdos. Esse é um grande desafio, mas é o que trará seus primeiros clientes junto ao “boca a boca”. Estude seu público-alvo, entenda em qual tipo de comunidade e de conversas seus clientes estão, que tipo de conteúdo consomem, o que procuram para melhorar suas vidas, seus desejos e necessidades e faça conteúdos direcionados a isso.

Empreender é uma arte e, para ser um grande artista, você precisará de muita perseverança, consistência, resiliência e estudo. Siga em frente, firme, rumo ao seu propósito!

LINK|-|https://drive.google.com/file/d/10sogwCV5JTMBo8a-ta6gU_FAYi2gwFYm/view?usp=sharing|-|6° EDIÇÃO CGCity


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp