Diagnóstico salvador: O câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce

-

26/04/2022 00h00 - Atualizado em 17/05/2022 às 12h40

O mês de outubro chegou e ele é super especial, pois possui um significado que vai além do calendário. É época de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e período de uma das campanhas mais importantes do mundo: o Outubro Rosa.

Dentre os meses cromáticos do ano, nenhum é tão marcante quanto o Outubro Rosa, e não é sem razão. Somente este ano, no Brasil, a doença deve atingir cerca de 66 mil mulheres, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Mas esse número pode ser evitado por meio de exames rotineiros. Por isso, um dos objetivos do Outubro Rosa é estimular o exame preventivo, não apenas o toque, como também a mamografia periódica.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele não melanoma. Acima dos 35 anos, sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O diagnóstico precoce pode possibilitar chances de cura de até 95%. Por isso, é extremamente importante ir às consultas médicas pelo menos uma vez ao ano para realizar os exames de rotina.

Excluído o câncer de pele não melanoma, este é o tipo da doença mais frequente entre as mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Outra informação pouco difundida, mas curiosa, é que, segundo o Inca, apesar de raro, o câncer de mama também é diagnosticado em cerca de 1% da população masculina.

Muitas pessoas acham que a única forma de prevenção da doença é por meio do autoexame ou da mamografia. Contudo, apesar de serem as formas mais eficazes de diagnóstico, e que com certeza as mulheres devem ficar atentas, existem alguns outros fatores que são muito importantes e que precisam ser observados a partir do momento em que a idade avança.

Manter hábitos saudáveis que diminuam ou até mesmo evitem o risco de acometimento dessa doença devem ser levados em consideração. O Journal of the National Cancer Institute publicou um estudo feito por pesquisadores norte-americanos que aponta que adolescentes praticantes de exercícios físicos intensos possuem até 23% menos chances de serem acometidas por câncer de mama na fase adulta.

Esse estudo conclui que manter os hábitos saudáveis e realizar atividades físicas com frequência contribuem para a prevenção da doença. Além disso, a prática de exercícios físicos deve ser adotada para a vida toda. Ela diminui o estresse e ajuda no controle do peso, fatores que também influenciam no desenvolvimento do câncer.

Uma outra curiosidade, já que estamos falando de câncer de mama, é sobre a amamentação. Você sabia que a amamentação não apenas gera diversos benefícios para a saúde do bebê, como também cuida da saúde das mamães? Um estudo da World Cancer Research Found, da Inglaterra, concluiu que as mães que amamentam os seus filhos, por no mínimo seis meses, possuem 5% menos chances de terem câncer de mama. Quando a mulher amamenta, ela estimula as glândulas mamárias e diminui a quantidade de hormônios como o estrógeno em sua corrente sanguínea.

Consulte regularmente seu médico e lembre-se: saúde é todo dia!

LINK|-|https://drive.google.com/file/d/1atFhg4MUxZX3Bv_avznLOPQbnDnzqFMt/view?usp=sharing|-|Leia essa e mais matérias na 5° edição da CGCity!


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp