Uma coisa é fato: na atualidade, o conteúdo nas redes sociais é o ponto crucial para captar novas pessoas e mantê-las engajadas com os negócios. Isso ninguém discute! Mas também, por não se discutir essas coisas, algo interessante (e de forma cega) ocorre: a cobrança extrema por uma produção massiva de conteúdo aos marketeiros e agências de marketing e, nos casos de perfis individuais, a autocobrança, como se o volume fosse o fator-chave de sucesso de um negócio nas redes sociais.
Quando você faz um bolo, espera que a massa fique fofinha e saborosa, que ele cresça no ponto certo e esteja visualmente bonito. Então, você oferece esse bolo aos convidados e vêm os questionamentos: “Poderia ter um recheio aqui, né?”, “Poderia estar mais molhadinho!”, “Hum, um café seria perfeito para acompanhar esse bolo, não tem?”, “Ah, esse pedaço tá tão pequeno!”. É assim, as pessoas sempre irão querer mais de você, ou melhor, elas só querem o que você, como empresa, já deveria ter prontamente lhes dado.
O que quero provocar com esse exemplo simplório é que o conteúdo que sua empresa joga pro mundo é o bolo! Mas ele precisa ter um recheio, um diferencial, para que a sua empresa conquiste os clientes e ganhe o dinheiro deles. E o recheio que você coloca é o Customer Experience.
Afinal, o que é isso? Vamos lá, um dos conceitos mais fundamentais no mundo corporativo é o de Customer Experience (ou Experiência do Cliente), que se refere ao conjunto de ações criadas para melhorar e otimizar as interações de todas as etapas de relacionamento entre consumidores e marcas: pré, durante e pós-venda, nos mundos on-line e off-line.
Agora pense: hoje, como está a experiência das pessoas com sua marca? Busque fazer reflexões a respeito do seu negócio de uma forma mais antropológica, desenhe a jornada que o seu cliente está passando no relacionamento com você, reconheça os pontos de contato (ou touchpoints) entre o cliente e a sua marca e crie as estratégias mais adequadas para cada um deles. Esse aspecto é essencial para construir um bom Customer Experience e fazer com que seu cliente supra todas as próprias dúvidas e necessidades de forma prática e agradável, consuma de você uma vez e volte a consumir várias outras vezes depois disso.
Não queira ser o maior Instagram no seu segmento, queira ser a melhor empresa dele! Pare de ficar olhando o “conteúdo” verde da casa vizinho e foque nos seus clientes, no que eles querem, por quais caminhos andam, qual língua eles falam, de qual comunidade eles participam e o que buscam para evoluírem como pessoas. Então, crie a sua jornada de relacionamento com eles. Permita-se criar algo especial e único, coisas que somente sua marca sabe fazer e faz, do seu jeitinho. É isso que diferencia empresas de empresas, e esse é o ouro, o conteúdo é só a prata.
Entenda uma coisa: conteúdo é essencial, mas, se você acredita que somente o conteúdo vai ser o fator-chave do seu crescimento e sucesso, saiba que um risco eminente a respeito do sucesso do seu negócio paira no ar.