Conforto Térmico: A importância da iluminação e ventilação naturais nos espaços

-

04/05/2022 00h00 - Atualizado em 27/05/2022 às 12h30

É perceptível que espaços bem iluminados e, de preferência, com muita ventilação natural são mais confortáveis que os ambientes fechados, onde apenas um aparelho de ar condicionado faz a refrigeração. Entretanto, muitas edificações não são projetadas com esses conceitos. O conforto térmico e lumínico deve ser premissa em qualquer tipo de projeto, uma vez que está intimamente ligado ao conforto do usuário no espaço.

Com a pandemia da covid-19, o conceito de ventilação nos ambientes internos se tornou ainda mais importante. Fez-se necessário desligar os aparelhos de ar condicionado em espaços fechados, comerciais e de serviços, e, ao mesmo tempo, tornou-se obrigatório abrir as janelas e portas para circulação do ar. Com isso, os espaços que não estavam preparados tiveram vários problemas e muitos precisaram se adequar emergencialmente.

Não se pode negar, contudo, que os aparelhos de ar condicionado e ventiladores são essenciais, principalmente em locais de clima quente, como em Campo Grande. Porém, seu uso pode estar sim associado à ventilação e iluminação natural, se bem projetados.

Em matéria recente, o Jornal da USP divulgou uma pesquisa mostrando que na Itália o uso de ventiladores nas escolas, juntamente com janelas e portas abertas, foi capaz de diminuir a taxa de incidência da covid em até cinco vezes, de 250 para 50 casos por 100 mil alunos. É bem provável, contudo, que essa realidade vivida durante a pandemia permaneça por muito tempo ou até mesmo dure para sempre.

A ventilação cruzada é uma técnica projetual que pode ser utilizada em muitas situações. Consiste em deixar aberturas em lados apostos do espaço para circular o ar. Essas aberturas podem ser portas ou janelas e, se pensadas na orientação predominante do vento, ficam ainda mais eficazes. Uma questão importante a ser observada é a altura das aberturas. Quando elas estão localizadas na altura média das pessoas, o vento passa na altura do corpo gerando uma sensação agradável.

Muitas vezes, contudo, essas aberturas na mesma altura não são possíveis por uma questão de projeto ou de terreno. Nesses casos, uma alternativa é fazer aberturas no telhado ou na altura deles. Quando o vento entra por uma janela de altura normal e sai pelo telhado, o ar entra e sobe, eliminando o ar quente. E, para ainda mais eficiência, quando possível, recomenda-se instalar as três aberturas (duas baixas e uma alta), de modo que o ar que entra no ambiente saia por baixo e por cima, aumentando ao máximo a ventilação.

Entretanto, quando não se tem a possibilidade de aberturas baixas, em altura padrão de janelas e portas, pode-se tentar duas aberturas altas, também em lados opostos. Nessa situação, não se tem muita sensação de vento, mas o ar quente, que é mais denso e fica no alto, entra e sai, não esquentando o ambiente.

Percebe-se, que existem várias maneiras de deixar o ambiente ventilado naturalmente. O que se deve cuidar é a forma de projetar as aberturas: alturas e, principalmente, a direção de onde vem o vento. Assim, o resultado pode ser muito eficaz, muitas vezes eliminando o uso de aparelhos de ar condicionado e ventiladores.

LINK|-|https://drive.google.com/file/d/1jXrbSIrPkAfRzS3tCeD5yrwTFSY3y2oy/view?usp=sharing|-|Leia a 11° edição da CGCity!


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp