Investimentos no agro: Conheça o Fiagro, a mais nova forma de investimento exclusiva para o agronegócio

-

02/06/2022 00h00 - Atualizado em 23/09/2022 às 15h32

Não há dúvidas, o agronegócio é um dos motores que impulsiona a economia do Brasil! Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), o setor alcançou a participação de 27,4% no PIB do país, com cerca de R$ 2 trilhões. Todo esse potencial tem atraído muitos investimentos para o setor, cuja demanda por crédito é grande, seja para investimento ou para custeio, industrialização e comercialização de nossos produtos agrícolas.

No entanto, as ofertas oficiais de linhas de crédito, principalmente aquelas relacionadas ao Plano Safra, mesmo que muito importantes, ainda não suprem toda a necessidade do setor. Estima-se que o Plano Safra atenda apenas um terço de toda a demanda do agronegócio, ou seja, ainda falta entrar crédito no setor mais pujante da nossa economia. Como solução, os empresários buscam outros mecanismos e fontes de recursos, e o Fiagro é uma das mais novas e mais modernas formas de investimento, feita exclusivamente para o agronegócio.

Conhecido como Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais, o Fiagro chegou ao mercado financeiro há pouco mais de um ano, com o foco totalmente voltado ao financiamento do agronegócio. Essa modalidade de investimento é uma junção dos recursos de vários investidores para a aplicação em ativos de investimentos no agronegócio, sejam eles de natureza imobiliária rural ou de atividades relacionadas à produção do setor.

Com o objetivo de preencher, pelo menos, uma parte da lacuna que o Plano Safra ainda não alcança, sua grande função é atrair investimentos, essencialmente da iniciativa privada, através do mercado de capitais. É uma nova forma de investimento, totalmente voltado ao agronegócio, democratizando o acesso ao crédito. Sem dúvidas, entendo que este é um grande diferencial do Fiagro.

Sua estrutura é bastante semelhante aos Fundos Imobiliários (FIIs), que também estão em pauta na atualidade. No entanto, essa nova estratégia foi aprimorada para se tornar mais adequada e flexível ao setor agropecuário. Com o Fiagro, qualquer pessoa física ou jurídica pode investir no agronegócio, em propriedades rurais, cadeias produtivas agrícolas e ativos que englobam o setor. Assim, o investidor que pretende investir no agronegócio, terá à sua disposição três modalidades de crédito: FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios; FII (Fundo de Investimento Imobiliário); e FIP (Fundo de Investimento em Participações). Além do mais, os rendimentos recebidos pelo Fiagro, obtidos com venda ou locação de imóveis rurais, são distribuídos periodicamente aos seus cotistas.

Dessa forma, essa é uma ferramenta para investidores que têm interesse em investir no agro, mas não estavam inseridos nesse meio, ou também que têm pouco capital. Nessa nova linha, as cotas dos fundos, mesmo sendo variáveis, são negociadas a preços iniciais de R$ 10,00, ou seja, cabem no bolso de todo tipo de investidor.

Um ponto relevante também é que como algumas negociações são feita sem dólar, o preço varia conforme a moeda, o que pode gerar ótimos resultados aos empresários rurais e todos que investem no setor. Outra vantagem por meio do Fiagro é a diversificação dos investimentos do setor. Por fim, através do Fiagro, ficou muito mais fácil, menos burocrático e seguro investir em um dos setores que apresenta as melhores perspectivas para o futuro próximo.

Leia esse e outros artigos na nossa Revista CGCity!

LINK|-|https://drive.google.com/file/d/17tL4NTyBORie2jEVbYMyX1oqaQs5OwQm/view?usp=sharing|-|Confira na íntegra todo o conteúdo da 12° Edição da CG City!


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp