Dores do crescimento: A importância de focar na gestão do seu negócio

-

05/06/2022 00h00 - Atualizado em 24/06/2022 às 18h56

Algo que sempre me atraiu em startups é a característica de inovação constante. Desenvolver novos produtos e serviços é algo muito “viciante”, e não é raro encontrarmos empreendedores fascinados em criar. Mas, como meu pai sempre disse, “tudo em exagero não é bom”.

Não é fácil aceitar que existem momentos em que precisamos parar com o desenvolvimento nas empresas e focar nossa energia na consolidação do produto ou serviço que criamos. Isso envolve o que chamamos de gestão, algo que todo investidor cobra dos empreendedores.

Implantar uma gestão não é algo simples nem envolve poucas pessoas. Ao contrário, esse processo engloba todos os colaboradores da empresa, clientes e fornecedores, pois todos precisam entender a necessidade das mudanças para melhorar a produção, garantir a entrega e a qualidade do produto ou serviço para os clientes.

Mas o que é exatamente essa tal de gestão? Como implantar? Por onde começar? Para não quebrar a regra da redação de não repetir a mesma palavra, vou citar os tipos de gestão sem adicioná-la na frente, temos: financeira, de produção, de vendas, de pessoas, de recursos, de espaço, de custos, de marca, etc... Todas são muito importantes, é difícil apontar por qual iniciar. Mas é algo certo, deve-se começar o quanto antes. Não espere a empresa “crescer” para organizar, inicie assim que seu produto ou serviço for validado e começar a vender.

Atualmente, existem vários sistemas prontos para auxiliar nesse processo. Muitos possuem versões gratuitas para iniciar, mas vale a pena tentar encaixar no orçamento as versões pagas, principalmente pelo auxílio na implantação que eles costumam oferecer. Em casos de processos muito inovadores, nem sempre será possível encontrar sistemas prontos, mas, para isso, também existem os sistemas desenvolvidos para trabalhar com customização de fluxos e cards, oferecendo automações e uma série de outros recursos. Cito - sem intenção de fazer propaganda - o Pipefy, que estamos implantando neste momento em nossa startup.

Como exemplo, conto também a nossa experiência atual: elegemos nosso gerente comercial como piloto de implantação do Pipefy. Durante o período de teste, ele precisa incluir no seu dia a dia as seguintes atividades: manter a operação comercial da empresa funcionando, sem impactos para os clientes; escrever todos os processos que executamos na operação, de forma que o time de implantação consiga entender bem nossas necessidades; testar os processos desenhados; auxiliar no treinamento dos funcionários e, posteriormente, acompanhar no dia a dia para encontrar falhas e possibilidades de melhoria.

Pode acreditar, a saúde da empresa está diretamente ligada aos processos de gestão implantados nela. Com isso em dia, podemos voltar a inovar, praticamente sem risco de quebrar a empresa enquanto investimos em novas ideias e planos. Só não podemos esquecer de implementar o processo de gestão da inovação, para nunca parar e, ao mesmo tempo, nunca focar toda nossa energia apenas nisso.

Leia esse e outros artigos na nossa Revista CGCity!

LINK|-|https://drive.google.com/file/d/17tL4NTyBORie2jEVbYMyX1oqaQs5OwQm/view?usp=sharing|-|Confira na íntegra o conteúdo da 12° Edição da CG City!


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp