Cadê os astronautas? O foguete saiu e você esqueceu a tripulação

-

06/06/2022 00h00 - Atualizado em 08/06/2022 às 19h42

A partir de agora, iremos nos comunicar. Portanto, espero alimentar seu cérebro com conteúdo de qualidade através dessas linhas, e que você tire proveito de todo conhecimento adquirido por quem está no campo de batalha há anos, conversando com pessoas e marcas constantemente.

Você acha que se comunica bem no trabalho? Você diz de forma clara o que precisa e tem empatia para se comunicar com as pessoas? Suas roupas e gestos comunicam verdadeiramente quem você é? Na vida, tudo é comunicação! Por isso, resolvi trazer um assunto importantíssimo aqui.

O Project Management Institute Brasil (PMI), ao realizar um estudo com 300 grandes empresas brasileiras, levantou um dado alarmante: a falha na comunicação e a falta de alinhamento foram apontadas como as principais responsáveis pelo fracasso de 76% dos projetos.

Surreal, né? Não conseguimos nem descrever todos os erros oriundos da falta de comunicação aqui, não teria espaço. Mas sabemos que esses fracassos se originam de profissionais que não sabem escrever bem, falar bem e se relacionar adequadamente com os diferentes tipos de pessoas. Então, vamos ser diretos e falar sobre as comunicações essenciais para que os nossos projetos profissionais fluam bem.

No mundo corporativo, somos obrigados a nos comunicar com várias pessoas, de diferentes lugares, histórias, visões e hierarquias. Em um contexto geral, precisamos nos comunicar diariamente com todos os stakeholders e, quando não o fazemos, esse pode ser um fator-chave de fracassos.

Entenda: certa feita, um cliente me ligou e disse: “Mas por que as pessoas aqui dentro não executam as coisas que deveriam?”. De forma bem tranquila, conhecendo o ritmo de trabalho dele, fiz uma analogia. “Fulano, você embarcou no foguete sem dizer para a tripulação o horário de partida, para onde estava indo e o porquê. Quando você percebeu, já estava no espaço sideral, com o foguete parado e precisando de ajuda. Você esqueceu dos astronautas! E agora está querendo saber por que o foguete deu pane e por que eles não estão ali para consertar”.

O que eu quis clarear com essa analogia foi que a comunicação é o foguete e nós, antes de partirmos, precisamos garantir que todos estarão embarcados. É necessário alinhar expectativas, os próximos passos a serem tomados e as novidades que estão por vir. Para que o plano de viagem seja executado por todos, a comunicação é primordial, e essa responsabilidade não é restrita somente aos cargos de liderança - embora sejam os mais importantes na fase inicial de um projeto, dando tração a um plano. Uma boa comunicação é trabalho de todos dentro de uma organização, sem exceção.

Portanto, faça uma reflexão e veja como está a comunicação dentro de sua empresa. Se estiver falha, não tente arrumar falando demais, tampouco fale de menos, fale apenas o importante! Certifique-se de que todos saibam para onde estão indo, o porquê de fazer o que estão fazendo e, principalmente, aonde vão chegar com tudo isso. Não se esqueça dos astronautas, leve-os com você dentro do foguete para que alinhem juntos o plano de rota - esse será o fator-chave do seu sucesso.

Leia esse e outros artigos na nossa Revista CGCity!

LINK|-|https://drive.google.com/file/d/17tL4NTyBORie2jEVbYMyX1oqaQs5OwQm/view?usp=sharing|-|Confira na íntegra o conteúdo da 12° Edição da CG City!


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp