Peter Drucker, um dos maiores pensadores de gestão e negócios do século XX, disse que a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. O estado de Mato Grosso do Sul vive um excelente momento, com altos níveis de emprego, atração de investimento, e uma expansão econômica notável. E para continuar nesse caminho de crescimento e prosperidade, é imperativa a necessidade de melhores talentos e de adotar inovações tecnológicas.
Em maio de 2023, o Fórum Econômico Mundial publicou um relatório que traça um horizonte até 2027, indicando quais serão as habilidades mais necessárias para o mercado de trabalho. As duas mais citadas foram: a capacidade analítica e a criatividade. O desenvolvimento dessas competências é uma chave fundamental para lidar com o cenário de transformações constantes que experienciamos. E outro número trazido no relatório chama mais atenção: 47% da mão-de-obra precisará ser totalmente re-treinada nos próximos 4 anos.
Há décadas sabemos que nossas escolas, em todo o Brasil, têm enfrentado desafios gigantescos para promover e contribuir para o desenvolvimento dessas habilidades em escala. Vale lembrar, inclusive, que essa é uma situação não exclusiva do Brasil, mas um desafio global.
De acordo com o relatório, os líderes empresariais brasileiros já compreenderam que as tendências globais que criarão oportunidades de trabalho nos próximos anos estão ligadas à adoção de novas e inovadoras tecnologias, além da aplicação dos padrões de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG).
“Entretanto, um ponto crucial precisa ser ressaltado: essas transformações não acontecerão automaticamente, e não deveriam ser só responsabilidade do governo. É da alçada de cada um de nós, gestores, empresários e cidadãos, promover um cenário que permita o aprimoramento do capital humano.” Este aprimoramento inclui a melhoria dos processos de promoção de talentos, através do qual os funcionários sentem que há possibilidades de crescimento na empresa e que seu trabalho é valorizado.
Proporcionar a ressignificação do objetivo e impacto dos negócios (deixando mais claro seu propósito) é outro aspecto crucial, pois assim atrai talentos que se identificam com seus valores, além de contribuir para uma imagem positiva e sólida no mercado. O relatório cita também a importância de se oferecer salários mais altos, o que melhora a atração e a retenção de talentos.
E, por último, com as mudanças trazidas pela pandemia, tornou-se crucial oferecer mais oportunidades de trabalho remoto, visando, assim, a satisfação dos colaboradores e uma melhor qualidade de vida.
O futuro não se trata de prever, mas de construir. Se quisermos um futuro positivo, precisamos começar a construí-lo agora. Assumamos a responsabilidade de projetar um cenário melhor, estimulando a capacidade analítica e criativa e abraçando as novas tendências e tecnologias em nossas empresas.
Kenneth Corrêa e ChatGPT, Agosto de 2023