Gestão de projetos: Como o gerenciamento de projetos pode contribuir com nossos objetivos

19/08/2023 00h00 - Atualizado em 09/10/2023 às 18h10

Como uma de minhas atribuições profissionais é a de Gerente de Projetos, especificamente projetos de software, pensei em trazer um pouco da minha vivência de trabalho para a realidade de nossos leitores. Muitos não sabem, mas a gestão de projetos não se limita apenas ao meio profissional, na verdade, podemos utilizar a gestão de projetos para quase tudo em nosso cotidiano. Segundo o Project Management Body of Knowledge (PMBOK), do Project Management Institute (PMI), listado atualmente como o principal guia para gerenciamento de projetos, podemos considerar um projeto qualquer esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Vamos a um exemplo prático: digamos que eu identifiquei a necessidade de emagrecer e gostaria de tornar isto um projeto. Estabeleci que o meu projeto se iniciará no dia primeiro de setembro de 2023 e se encerrará no dia primeiro de dezembro de 2023, ou seja, o famoso projeto preparatório para o verão. Ao definir minha meta, neste caso, emagrecer de forma saudável, eu poderei estabelecer os requisitos necessários para que isto ocorra, como executar exercícios físicos e mudar meus hábitos alimentares. Indo mais além, começo a criar um cronograma para atender estes requisitos e quebrá-los em entregas ainda menores. Uma forma clara de demonstrar essa ideia é, para atender ao requisito de realizar exercícios, decidi que, no dia primeiro de setembro de 2023, consultarei o médico que analisará minhas condições físicas; no dia quatro de setembro de 2023, caso esteja apto fisicamente, contratarei um profissional da área para estabelecer um plano de treinos e me acompanhar nas execuções; prevendo assim que, no dia cinco de setembro, eu possa começar a realizar exercícios físicos para atender este requisito.

Além disto eu também posso identificar riscos para o meu projeto e com isto planos de contingência. Um exemplo seria que, o meu projeto terá risco de não ser um sucesso se, até o dia 16 de outubro eu não ter emagrecido 4 quilos, mas caso isto ocorra, solicitaremos ao nutricionista um plano alimentar mais restrito.

Percebe-se que boa parte do que eu relatei do meu projeto de emagrecimento, nós já fazemos isto instintivamente para atender outras necessidades do nosso dia a dia. Contudo existem metodologias e técnicas de gestão de projetos que podem acrescentar mais organização e transparência para atingirmos os nossos objetivos e melhorarmos os nossos resultados. Existem várias opções utilizadas - dentre elas podemos citar o próprio PMBOK, o Prince2 e é claro a mais famosa do momento, a Metodologia Ágil. É claro que, cada metodologia, técnica ou framework tem suas regras e seus padrões de gerenciamento, e a utilização de cada uma dependerá da sua necessidade e do projeto a ser gerenciado.

Vale ressaltar que o ato de gerenciar projetos não tem como único objetivo organizar o projeto de tal forma que ele seja um total sucesso dentro do prazo estabelecido. Para dizer a verdade, é muito difícil um projeto que ocorra 100% de acordo com o planejado. A Gestão de Projetos vai mais além, ela possibilita realizar uma gestão eficiente e transparente que estabeleça um bom plano de execução e prevendo adaptações sempre que necessário, garantindo que o projeto seja um sucesso e atinja todos os critérios estabelecidos.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp