A icterícia é uma das condições mais frequentes dentro dos 30 dias de vida de um bebê. Esse sinal aparece em cerca de 60% dos recém-nascidos (RN) termos e 80% dos RN prematuros principalmente na primeira semana de vida.
Apresenta-se como a coloração amarelada da pele, esclera e mucosas, indicando um aumento da bilirrubina no sangue. Esse aumento pode se tratar de uma adaptação do período de transição fetal para o meio, sendo considerada fisiológica, e algumas vezes, decorre de um processo patológico, podendo alcançar concentrações elevadas e ser lesiva ao cérebro do bebê podendo ocasionar paralisia cerebral e até mesmo óbito.
A terapia de escolha para o tratamento da icterícia é a Fototerapia, e em alguns casos quando essa não é instituída de maneira precoce o bebê pode necessitar de uma exsanguineotransfusão e/ou uso de imunoglobulina endovenosa – procedimentos extremamente invasivos.
A fototerapia age na degradação da bilirrubina ao utilizar a energia luminosa absorvida pela pele do bebê. Quanto maior a superfície corpórea exposta à luz, mais rápida é a resposta. A luz azul dos aparelhos de fototerapia provoca alteração nas moléculas de Bilirrubina e isso permite que as mesmas sejam eliminadas mais rápido. Com a diminuição dessa substância no sangue, o amarelão (icterícia) vai desaparecendo gradativamente.
A icterícia com consequente necessidade de Fototerapia é um dos motivos mais frequentes de hospitalização/internação prolongada em recém-nascidos. Motivo de angústia para os pais que aguardam ansiosamente pela alta dos bebês.
Pensando no binômio bebê-família, nós da IllumineBaby somos as pioneiras da Fototerapia Domiciliar no Estado de Mato Grosso do Sul.
Ofertamos através do berço mais moderno e seguro – Bilitron Sky 506 a Nova Luz da Vida - uma Fototerapia Domiciliar eficaz e segura em casa. A nossa tecnologia eletrônica microprocessada SUPERLED´s sem emissão de raios ultravioletas e infravermelhos é a única da cidade.
Os benefícios do tratamento domiciliar são inúmeros e os que merecem destaque são: redução drástica do risco de infecção hospitalar e o máximo de conforto e tranquilidade para a família que tratará o recém-nascido no seu lar. Acreditamos que, para os pais, nada se compara a estar no conforto de sua casa com o bebê logo após o seu nascimento.
Além do mais, o tratamento da Fototerapia pode durar até 7 dias no hospital a depender da necessidade. Em casa esse tempo pode ser menor, necessitando de aproximadamente 2 dias para a resolução total e resultado esperado obtido. Também contamos com suporte pediátrico 24 horas após a instalação da máquina e orientações sobre o processo.
Converse com o seu Pediatra sobre essa grande possibilidade. A solicitação do tratamento de banho de luz em bebê em domicílio é simples e deve seguir procedimentos de avaliação médica, para identificar as condições clínicas e necessidades do paciente.