Existem diversas formas de ganhar dinheiro, algumas mais lucrativas, outras menos, em diferentes mercados, como o imobiliário, varejo, mas principalmente no mercado de aquisições de empresas. Por quê? Pois essa é uma das poucas áreas onde se pode comprar R$ 150,00 com uma nota de R$ 100,00. Te explicarei com mais detalhes.
Muitas empresas abrem em nosso país, mas, infelizmente, apenas 37,6% sobrevivem em cinco anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dessa parcela, pouquíssimas geram lucros satisfatórios. É como se a cada dez empresas abertas, quatro sobrevivessem em cinco anos, e delas apenas uma está no caminho certo. Entretanto, e as outras três? É nesse grupo que apostamos nossos R$ 100,00.
Sendo assim, esse seleto grupo dos sobreviventes pouco lucrativos proporcionam para seus empresários três caminhos: continuar trabalhando muito para ganhar pouco; realizar novos investimentos para melhorar os resultados do negócio correndo mais riscos; ou se desfazer da empresa. Adivinhe qual o caminho mais escolhido? Acertou! O terceiro.
E não é para menos, certo? Eu também escolheria esse mesmo caminho caso não tivesse mais recursos ou paciência para fazer um negócio engrenar após longos cinco anos de luta para ficar fora das estatísticas cruéis do nosso mercado empresarial brasileiro. É o melhor a se fazer, afinal, minimiza os prejuízos, pois vender o empreendimento na totalidade coloca mais dinheiro no bolso do empresário do que vender seus ativos separadamente e abre novas oportunidade de empreender com o recurso remanescente. E para quem está comprando? É um bom negócio?
Resposta: depende da relação Preço e Valor Patrimonial. Já comentei aqui que tive a oportunidade de realizar processos de Valuation de empresas visando aquisição e afirmo que os empresários que ganham muito dinheiro nessa área compram participações em empresas abaixo de seu valor patrimonial. O que isso quer dizer? Vamos ao exemplo prático.
Um empreendedor oferece para venda uma empresa de publicidade que está dentro da sua área de competência e expertise. Ele abre os números da empresa: investimentos de R$ 3 milhões ao longo de cinco anos, do qual R$ 1,5 milhão está em ativos; faturamento de R$ 900 mil por ano, mas lucra apenas R$ 30 mil por ano.
Como o lucro da empresa é baixo, seu Valuation será calculado com base no seu patrimônio líquido (diferença entre os Ativos e Passivos), no caso, R$ 1,5 milhão, e não pelos seus resultados. Nesse ponto, você deve fazer 2 perguntas: quanto custaria para eu abrir esse empreendimento do zero? Quanto custaria para vender os ativos da empresa separadamente?
Fazendo uma rápida pesquisa de mercado, você perceberá que quase sempre a primeira resposta será muito superior ao Valuation e a segunda resposta será muito inferior. Eureca! Aí está nossa oportunidade. Para abrir essa mesma empresa no mesmo local, você teria que desembolsar cerca de R$ 2 milhões. Já para o proprietário vender seus ativos separadamente, levantaria cerca de 900 mil reais em alguns longos meses. Oferecendo algo em torno de R$ 1 milhão nesse exemplo, você levará meio milhão de graça mais cinco anos de experiência da empresa que custaram R$ 1,5 milhão a ela.
E é assim que ganhamos R$ 50,00, comprando por R$ 100,00 um empreendimento que vale R$ 150,00 e gastou R$ 300,00 para se firmar em cinco anos.