Luxo na pós-modernidade: Um olhar personalizado para a arquitetura de luxo

Ressalto que o verdadeiro requinte de um projeto é quando ele consegue alcançar o prazer do olhar, o pleno conforto em estar e permanecer, a integração das pessoas e principalmente a surpresa do inusitado, encantando ainda mais o cliente

20/08/2023 00h00 - Atualizado em 21/08/2023 às 17h32

A noção de luxo na arquitetura evoluiu ao longo do tempo. Se antes um design de alto padrão poderia ser resumido a materiais nobres, lustres de cristal e móveis caros, hoje esse cenário já não se compreende unicamente a esta visão.

O novo conceito de luxo na arquitetura engloba, funcionalidade, beleza e um cuidado com o bem-estar pessoal. Ele se preocupa muito mais com a sensação de estar em uma casa que remete a preferências pessoais dos moradores, hábitos diários, memórias afetivas, enfim, um local que te faça mergulhar no prazer de ter um lar. Ressalto que o verdadeiro requinte de um projeto é quando ele consegue alcançar o prazer do olhar, o pleno conforto em estar e permanecer, a integração das pessoas e principalmente a surpresa do inusitado, encantando ainda mais o cliente com o fascinante universo das obras de arte.

Para conquistar essa estética refinada, além do bom gosto, equilíbrio dos detalhes e escolha dos materiais e acabamentos, o grande diferencial para os profissionais tem sido priorizar elementos autênticos e exclusivos dentro do projeto. No mercado de alto padrão a exclusividade é um dos aspectos mais valorizados, e o que impera no consumidor deste nicho é o desejo por peças únicas, que tem história, apelo visual e principalmente que causam emoções. Esses itens projetados minuciosamente expressam a criatividade e personalidade de cada artista, se tornando até mesmo um símbolo de riqueza cultural.

Entretanto, não são apenas os produtos que promovem o senso de exclusividade em um design de alto padrão, mas também toda a experiência oferecida pelo profissional. Acredito que um atendimento detalhado e preciso é uma parte importante do valor agregado nos projetos desse segmento. O cliente deseja, além de produtos de luxo, um atendimento de luxo, a experiência de vivenciar o produto, seus benefícios, antes mesmo de tê-lo comprado. Dessa forma, é possível ofertar ao cliente uma gestão de excelência, para transformar o intangível em realidade, e criar um ideal onde o processo vale mais do que o resultado final.

Além da preocupação com a experiência de luxo, há um cuidado crescente com o meio ambiente, principalmente no ramo moveleiro que utilizam em sua fabricação altas quantidades de madeira. Para compensar essa utilização, essas marcas empregam elevados padrões de tecnologia na produção de suas chapas com o intuito de reduzir a utilização da madeira, além dos programas de reflorestamento, para suprir sua demanda.

O mercado da sofisticação e requinte na arquitetura e design tem crescido em demanda no Brasil, oferecendo aos clientes experiências cada vez mais personalizadas. E, apesar do valor considerável de investimentos para tornar os projetos palpáveis, eles significam muito mais do que o preço desembolsado em sua execução, pois refletem emoção, exclusividade e experiência, deixando clara a verdadeira essência do luxo: atender, compreender e, especialmente, encantar!


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp