A necessidade de conexão entre as pessoas após as medidas de isolamento social na pandemia trouxe novos conceitos para os projetos em 2022, e as tendências para a arquitetura neste ano seguem essa nova forma de morar. Com a covid-19, os espaços residenciais foram repensados, devido ao seu uso prolongado e ininterrupto.
As pessoas, depois de ficarem muito tempo dentro de suas casas, sentiram a necessidade de conexão, e os espaços de encontro ganharam destaque nos projetos de arquitetura atuais. Os espaços gourmets e cozinhas, integrados aos demais ambientes, como living e sala de jantar, são uma forte tendência. A ideia é que os novos layouts dos cômodos passem a sensação de integração, aliada ao conforto, outro elemento que estará bastante presente na nova forma de projetar.
Nesse contexto, o mobiliário ganha destaque nos projetos e ambientes, com formas simples, cores leves e texturas naturais. Os sofás, por exemplo, que são peças-chave para trazer toda esta sensação de aconchego, apresentam- se repaginados, com arestas arredondadas, que dão o toque comfy aos espaços. Mobiliários com elementos naturais, como as fibras e as palhinhas, também estarão fortemente presentes.
Os elementos da natureza também ganham destaque na decoração, pois remetem à ideia de conexão com a natureza. Os estilos Boho e Urban Jungle, com suas flores e folhagens, trazem o jardim externo para dentro de casa, das mais variadas formas, como através de vasos, galhos secos e papéis de parede.
Quanto às cores, tons neutros como o branco, bege e tons terrosos claros serão a grande aposta. Tais cores, misturadas com o mobiliário em madeira e uma iluminação quente, trazem a perfeita sensação de conforto, acolhimento e descanso.
A tecnologia ganha potência a cada ano e, como consequência, em 2022 crescem as possibilidades de automação, com controles centralizados e maior conectividade. Soluções adaptadas aos móveis e eletrodomésticos estão em expansão, fazendo cada vez mais parte da nossa rotina.
Ambientes que visam à saúde física e mental também estarão presentes. Entre eles, em alta estão as academias residenciais e os espaços zen, destinados a uma boa leitura e ao relaxamento. Trazer esse cuidado com o bem-estar para dentro dos lares é, hoje em dia, uma das principais solicitações dos nossos clientes no momento de uma reforma.
Por fim, destaca-se o home office, que se tornou um ambiente indispensável nos lares modernos, aparece repaginado. Esse espaço surge inserido em outros ambientes, como quartos e salas. A ideia é que os cômodos conversem entre si, criando uma atmosfera onde os moradores possam interagir no dia a dia, com muita funcionalidade.
A arquitetura está sempre se reinventando e evoluindo conforme o momento atual da sociedade. Afinal, é uma ferramenta que visa oferecer às pessoas o que elas mais almejam nos seus lares. A pandemia foi um grande divisor de águas nessa área e trazer mais qualidade de vida, aliada às inovações constantes, é primordial nos tempos atuais.
LINK|-|https://drive.google.com/file/d/1oiS4S5SuOMMjbaKLcgybT2BMfiETL9IR/view?usp=sharing|-|Leia essa e mais matérias na 13° edição da CGCity!