Certamente você já ouviu falar em Inteligência Artificial (IA), uma nova tecnologia que propõe revolucionar diversas áreas. Dentro da odontologia a IA oferece um grande potencial para melhorar diagnósticos e auxiliar em tratamentos, sendo assim uma grande aliada para o dentista e consequentemente para o paciente.
A IA é uma área da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de algoritmos e sistemas capazes de replicar a capacidade humana de raciocinar, e tomar decisões. Na odontologia, pode ser aplicada de várias maneiras, sendo as mais importantes como auxiliar de diagnóstico e planejamento de tratamentos. Para se obter um diagnóstico preciso, necessitamos avaliar clinicamente um paciente e também analisar exames de imagem, como radiografias e tomografias.
Muitas vezes essa avaliação diverge de profissional para profissional, ou seja, a interpretação que um profissional faz pode ser diferente da feita por outro colega de profissão, podendo gerar dessa maneira tratamentos desnecessários ou até mesmo a não detecção de um problema. Os sistemas de IA são capazes de analisar imagens radiográficas e detectar anomalias que podem ser difíceis de serem identificadas por nós. Essa possibilidade de diagnóstico mais preciso pode preencher lacunas na interpretação do dentista, ou seja, a segunda opinião – por assim dizer – fornecida por um programa de IA pode ser valiosa.
O computador é hipersensível; pode detectar algo que o leitor humano tenha esquecido. Mais importante, nunca está cansado, distraído ou apressado e, portanto, não está sujeito aos tipos de erros e descuidos que as pessoas cometem rotineiramente simplesmente porque são humanos. O programa de IA pode, em muitos casos, simplesmente duplicar as nossas percepções, podendo adicionar informações negligenciadas pelo humano ou diferir em sua interpretação, levando a um reexame e reavaliação das evidências aumentando a sua precisão.
Além disso, a IA também pode ser usada para ajudar os dentistas a desenvolver planos de tratamento personalizados. Com base nas informações clínicas e históricos médicos dos pacientes, sistemas de IA podem ajudar os dentistas a identificar as melhores opções de tratamento e prever os resultados prováveis. Isso pode ajudar a melhorar a eficiência do tratamento impactando na qualidade dos resultados.
A inteligência artificial pode revolucionar o campo da odontologia, proporcionar diagnósticos mais precisos, planos de tratamento personalizados e avanços tecnológicos significativos. A integração da IA na odontologia oferece um futuro promissor para o atendimento ao paciente, porém é sempre bom enfatizar que ela é apenas uma ferramenta auxiliar de aprimoramento, e que não substitui a expertise clínica e o papel dos profissionais de odontologia.