“Não que liderar pelo exemplo seja a melhor forma de influenciar pessoas: é a única.” (A. Einstein). Ou então a frase: “As palavras convencem; o exemplo arrasta.” Mas o que isso significa? Quer dizer que uma pessoa pode ouvir uma porção de conselhos e simplesmente não seguir. Em contrapartida, o exemplo do dado arrasta seus atos. Ver o chefe carregando uma mesa nas costas ou varrendo a empresa logo cedo surte mais efeito no empregado do que uma hora de preleção. Seria apenas por sentir-se incomodado e querer mostrar serviço? Também, mas tem mais: o ser humano se sente em dívida quando recebe algo que não esperava, e essa dívida o faz pagar o favor. É o que relata H. Fexeus no livro A arte de Ler Mentes, cujo conteúdo tangencia a tal da empatia. E é essa a chave do líder: ser empático.
Saiba: 80% do sucesso de qualquer pessoa depende de sua habilidade de lidar com pessoas. E o que é este sucesso, senão entender que empatia é pôr-se no lugar do outro e entender como ele vê o mundo? As pessoas são desiguais, da mesma forma como a natureza o é. Já dizia Leddin, escritor austríaco, que se quiséssemos que a natureza fosse igualitária, começaríamos cobrindo os vales com os montes. É exatamente isso: pessoas são diferentes.
O líder compreende isso de forma natural, ou programada quando é preparado para isso. A habilidade de lidar com pessoas faz o líder compreender que há diferentes personalidades, temperamentos e sentidos dominantes. Exemplo: há pessoas que não são coléricas, sanguíneas, fleumáticas ou ainda, melancólicas. A reação de cada um desses temperamentos será diferente, e a forma como o líder pode chegar para explorar o que quer para sua organização carece de perícia. Da mesma forma, há pessoas cujo sentido dominante pode ser o auditivo, o visual ou o sinestésico, e a maneira como vão receber uma informação varia. É por isso que uns aprendem melhor lendo, outros ouvindo áudios-aula e outros repetindo e repetindo. É aí que um CEO de uma empresa, um gerente de vendas ou um comandante de regimento militar deve saber como e o que falar para incentivar e fazer crescer o que interessa inicialmente: a organização.
“Inicialmente” porque com doses certas de motivação, naturalmente todos crescerão no particular: líder e liderado. E de forma tal que os liderados absorverão as características de seu líder. Aí vem outra máxima: a tropa é espelho de seu guia. Empresário, se quer que sua empresa cresça, coloque no comando pessoas carismáticas, íntegras e positivas. Um líder deve ser otimista, empático e, principalmente, humilde. O orgulho é o oposto da humildade, e um líder que queira as glórias para si tornará sua empresa um sistema concentrado em um ponto focal, que é ele mesmo.
E como sempre, um sistema que está atrelado a um só ponto, quando corrompido, desmorona. Lembre-se: a qualidade de uma organização depende da qualidade das pessoas envolvidas. Portanto, entre um chefe com excelente formação acadêmica e outro com menor formação, mas com habilidade com pessoas, opte pela segunda opção. Às vezes, queremos o melhor; mas às vezes, o melhor não é o certo.