Era começo de outubro, e o Mil Pelo Planeta foi convidado a fazer um plantio dentro de uma maratona que aconteceria no Pantanal (bem no coração do Pantanal, em Nhecolândia). Pela primeira vez, atletas plantariam junto ao Mil. A resposta foi instantaneamente 'SIM'. O esporte e a natureza compartilham uma conexão profunda: ambos nos convidam a superar limites e a encontrar equilíbrio. Sentir o vento, pisar na terra, plantar uma árvore ou ouvir o som da água, são formas de renovar corpo e mente. Essa união nos lembra que cuidar da natureza é cuidar de nós mesmos.
Os organizadores da Pantanal Marathon, junto ao Mil, criaram o nome "Atletas Pelo Planeta" e iniciaram as conversas para ajustar os detalhes. As inscrições para a maratona começaram com pessoas de praticamente todos os estados brasileiros e também de outros países, encantadas com a possibilidade de correr até 42km entre animais, vazantes e desafios nunca antes enfrentados na natureza.
A maratona aconteceu no dia 14 de dezembro e foi um espetáculo, já que a chuva caiu pra valer, fazendo a região da corrida visivelmente ir aumentando seu volume de água. Ainda no sábado a chuva cedeu logo após o almoço, e foi hora de concentrarmos as atenções ao plantio. Como havíamos começado a preparação da área uma semana antes, os berços, matéria orgânica e estacas já estavam preparados.
Foram 100 mudas de árvores, entre jacarandá mimoso, barriguda, ipê roxo, abacateiro, goiabeira e milhares de sementes de ipês brancos semeados. Criamos um bosque em uma área de recuperação na entrada da Fazenda Baía das Pedras, que acompanharemos para ver sua evolução.
Como não fazemos nada sozinhos, contamos com apoio de empresas que acreditaram desde o começo no projeto, que estão conscientes de seu papel social e ambiental. Entre elas, destacamos o Funky Fresh, Gairdín, Galeria Pantanal, Vuon Card e Sertão — empresas que estão com suas marcas registradas nos certificados que serão enviados por e-mail aos atletas-plantadores.
Ao final do plantio fizemos um brinde, afinal, foi o último plantio do ano do Mil Pelo Planeta. Colocamos na terra toda intenção positiva, para que este ciclo que se inicia com a chegada de 2025 traga muito amor, paz, prosperidade e milhares de árvores plantadas.